Olá! Tudo bem?!
Hoje nós iremos falar um pouco sobre a dislexia!
A dislexia não está relacionada à inteligência; muitos alunos com dislexia são muito criativos e possuem excelente capacidade de compreensão oral. No entanto, devido às dificuldades na decodificação e no reconhecimento de palavras, eles enfrentam desafios no processo de alfabetização, o que pode impactar a autoconfiança e o desempenho acadêmico.
Logo abaixo temos ideias de estratégias para trabalhar o desenvolvimento dos alunos com dislexia:
Atividades de Consciência Fonológica
Trabalhe com jogos de rima, quebra-cabeças de sons e atividades que envolvem a segmentação de palavras em sílabas ou fonemas. Essas atividades ajudam os alunos a identificar e manipular sons, o que é fundamental para desenvolver a leitura.
Uso de Recursos Visuais e Multissensoriais
Aposte em atividades que combinem som, imagem e movimento. Por exemplo, ao ensinar novas palavras, use cartões ilustrados, incorpore movimentos, e incentive os alunos a desenhar ou tocar objetos relacionados. O método multissensorial ajuda a reforçar a memorização e facilita o entendimento.
Construção de Mapas Mentais
Para organizar ideias e informações, os mapas mentais são uma excelente ferramenta visual. Eles permitem que o aluno veja a relação entre conceitos de forma mais clara, auxiliando na compreensão e na memorização de conteúdos. Incentive o uso de cores e desenhos para cada conceito.
Leitura Guiada com Auxílio Visual
Durante a leitura, utilize guias de leitura (como uma régua ou marcador de texto) para ajudar o aluno a se concentrar em uma linha por vez, evitando distrações e facilitando o seguimento do texto.
Jogos de Formação de Palavras
Jogos de construção de palavras com blocos de letras ou palavras embaralhadas incentivam o aluno a praticar a formação e a leitura de novas palavras de forma lúdica. Essa prática melhora o vocabulário e fortalece a conexão entre som e grafia.
Tecnologia Assistiva
Existem diversas ferramentas digitais, como aplicativos de leitura e audiolivros, que podem auxiliar o aluno a acompanhar o conteúdo sem que a leitura seja uma barreira. Ferramentas como leitores de texto podem ser uma excelente forma de inclusão para alunos com dislexia.
Aqui segue sugestões de atividades que podem ajudar seu aluno:
Assinale com um (X) as letras iguais ao modelo.
|
d |
b |
d |
q |
d |
b |
q |
b |
|
q |
h |
q |
d |
b |
q |
p |
g |
|
b |
d |
b |
p |
b |
b |
h |
d |
|
p |
p |
d |
q |
b |
p |
h |
p |
|
db |
db |
dp |
db |
dd |
db |
bb |
pb |
|
qp |
db |
qp |
qb |
qh |
qb |
qp |
qp |
|
dq |
dq |
qp |
dq |
dd |
dh |
bq |
dg |
|
pb |
pb |
ph |
qb |
pb |
db |
pb |
qb |
|
pp |
ph |
pp |
pq |
pp |
qq |
qq |
pq |
|
qb |
pb |
qb |
qb |
pb |
qd |
pb |
gb |
Coloque um traço (-) entre as letras iguais
e uma barra (/) diferentes.
|
m |
m |
p |
b |
d |
d |
|
m |
n |
b |
b |
n |
m |
|
r |
n |
q |
q |
p |
q |
|
p |
b |
r |
r |
v |
u |
|
p |
p |
p |
q |
w |
v |
|
n |
n |
q |
q |
r |
r |
|
b |
b |
m |
n |
b |
p |
|
q |
g |
g |
q |
q |
p |
|
p |
p |
u |
n |
n |
n |
|
n |
m |
p |
p |
p |
p |
|
q |
q |
n |
n |
v |
v |
|
n |
u |
q |
p |
u |
v |
|
m |
w |
p |
q |
m |
m |
|
n |
n |
r |
r |
q |
p |
Bons trabalhos!!!




Comentários
Postar um comentário